quinta-feira, 15 de abril de 2010

Propriedades Químicas

Uma propriedade físico-química é toda e qualquer propriedade da matéria. Classicamente, matéria é tudo que ocupa lugar no espaço e tenha massa. Contudo, a física moderna entende a matéria e a energia como dois aspectos de uma mesma natureza.

Definição

Uma propriedade físico-química é uma propriedade mensurável que descreve qualquer característica quantitativa da matéria.

Classificação

Uma propriedade é uma qualidade inerente a um determinado objeto. Uma propriedade pode ser dividida da seguinte maneira:

  • propriedade qualitativa
  • propriedade quantitativa
    • propriedade extensiva
    • propriedade intensiva


Uma 'propriedade qualitativa' é uma propriedade que, pelo menos a princípio, não pode ser quantificada (embora possa ser posta em correspondencia, até um certo ponto, com propriedades quantitativas, como veremos)

Geralmente uma propriedade qualitativa é uma propriedade organoléptica, isto, uma propriedade que fere diretamente os sentidos.

Uma propriedade qualitativa carrega sempre uma dose de subjetividade , já que envolve uma interpretação consciente ou inconsciente.

Exemplos de propriedades qualitativas são a cor, o sabor, o odor , o timbre e a textura

Mesmo não sendo diretamente mensuráveis, as propriedades qualitativas podem ter uma certa correspondencia com as propriedades quantitativas. A cor vermelha (qualitativa) corresponde ao comprimento de onda (quantitativa) por volta de 760 nm.

Uma 'propriedade quantitativa' é uma propriedade que pode ser associada a um ou mais números. Ela sempre corresponde a uma grandeza, de natureza escalar, vetorial ou ainda tensorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário