quinta-feira, 13 de maio de 2010

Estados da matéria

O cortador a plasma pode passar através de metais com pouca ou nenhuma resistência graças às propriedades únicas do plasma. Então, o que é o plasma?

Existem quatros estados da matéria no mundo. A maioria das coisas com as quais nos deparamos está na forma de sólidos, líquidos ou gases. Esses estados estão divididos com base no modo como as moléculas se comportam dentro deles. Vejamos a água como exemplo.

  • Como um sólido, a água tem a forma do gelo. O gelo é feito de átomos eletricamente neutros, dispostos em um padrão hexagonal que forma um sólido. Como as moléculas permanecem imóveis em relação umas às outras, elas formam um sólido (algo que mantém o formato).

  • Como um líquido, a água fica na forma bebível. As moléculas ainda estão ligadas entre si, mas se movem em relação uma às outras em velocidades baixas. O líquido tem volume fixo, mas não tem forma constante. Ele modifica a forma para se adaptar a qualquer recipiente que irá recebê-lo.

  • Como um gás, a água tem a forma do vapor. No vapor, as moléculas se movimentam em altas velocidades, independentemente umas das outras. Como as moléculas não estão ligadas umas às outras, o gás não tem formato nem volume fixos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário